Fontes: www,amazonia.org
www.época.com.br
www.folhaverdenews.com
O site Amazônia e Bruno Calixto (revista Época) noticiaram em primeira mão nesta semana que um grupo de índios brasileiros, que viviam isolados na fronteira com o Peru, haviam feito um contato com agentes de campo da Funai (Fundação Nacional dos Índios) desde o dia 13 de junho, eles vinham sendo acompanhados à distância por antropólogos desta fundação e monitorados por fotos aéreas, com o auxílio do povo indígena Ashaninka: a aproximação aconteceu primeiro com sete índios de uma tribo que vive em total isolamento, 10 dias depois, foi feito o contato inicial, pela primeira vez, esse povo nativo rompeu o isolamento e se encontrou com uma equipe da Funai. Tudo aconteceu de forma pacífica. Já agora, no entanto, a Funai está divulgando uma informação bastante preocupante, todo o grupo indígena contraiu o vírus da gripe. Índios isolados total ou parcialmente (por exemplo, a tribo Zo'é vive quase isolada no Pará, outras tribos, mantém isolamento total ao norte do Amazonas): são povos que decidiram evitar qualquer contato, vivendo em isolamento no meio da floresta amazônica. O Brasil respeita essa autodeterminação. O contato só é feito se for de iniciativa dos índios, e uma série de ações são previstas para garantir a saúde e segurança desses povos. "Muitos também se isolam por causa da violência dos chamados civilizados, como a dos madeireiros, garimpeiros e até de outros tipos mais sutis que têm acontecido ultimamente na construção de algumas das 40 hidrelétricas na região amazônica", comenta por aqui no blog da ecologia e da cidadania Folha Verde News, o repórter e ecologista Antônio de Pádua Padinha, ao editar este post.
Segundo a Funai, os índios isolados pertencem a um subgrupo do tronco linguístico Pano. Por meio de um intérprete, então se pôde constatar que eles estavam em fuga, eles sofreram atos de violência por parte de não-índios na fronteira entre Brasil e Peru. Ainda não se sabe quem atacou o grupo. As principais suspeitam caem contra grupos de madeireiros ilegais ou narcotraficantes. Talvez tenha sido por ocasião do incidente violento que eles contraíram o vírus da gripe. A situação é preocupante. A gripe é extremamente perigosa para povos isolados, que não têm imunidade ao vírus. Se os sete índios voltassem para sua tribo sem tratamento, eles poderiam espalhar o vírus para todo o povo, estimado entre 40-100 pessoas, com consequências catastróficas para a comunidade deles. Em nota, a Funai informou que os índios foram medicados, e que colocou em ação um plano de contingência para auxiliar os índios. "As equipes da Funai e do Ministério da Saúde retornarão à área no próximo mês para vacinar contra a gripe o maior número possível de indígenas desse grupo" é a informação que chega do local, agora. A gripe, as invasões, o desrespeito às culturas nativas, são variadas as formas de violência contra os índios que, em muitos casos, se isolam para sobreviver. Fontes: www,amazonia.org
www.época.com.br
www.folhaverdenews.com
Nós todos que estamos chocados com a violência de Israel contra os Palestinos (algo que choca até mesmo os Judeus) precisamos saber que os Índios do Brasil estão entre os povos mais esquecidos do mundo e mais vitimados por vários tipos de situações violentas.
ResponderExcluirMuitas vezes, a violência contra os índios se manifesta de forma sutil, outras em conflitos de terras ou em choques com madeireiros ou com garimpeiros, isso, além do - digamos - genocídio cultural de que são vítimas estas tribos nativas.
ResponderExcluirO Brasil precisa desenvolver um projeto sustentável para os índios, de forma que eles sejam respeitados dentro do seu próprio universo de origem, mas de alguma forma pacífica e positiva integrados ao restante da Nação.
ResponderExcluirEcologistas têm analisado esta questão e alguns propõem que os Índios sejam integrados para trabalhar (sendo remunerados por isso) como vigilantes dos parques nacionais e reservas ecológicas de cada região brasileira, talvez desta forma consigam se integrar mais naturalmente.
ResponderExcluirDe toda maneira, se o Índio continuar sendo vítima de violência e de extinção, a natureza brasileira que resta poderá também ser extinta, le está integrado em geral à sua ecologia.
ResponderExcluirEnvie sua opinião, comentário ou mensagem para o e-mail do nosso blog: navepad@netsite.com.br
ResponderExcluir"Tenho dúvidas se os índios se adaptariam como vigilantes de parques nacionais e estaduais, áreas que realmente estão meio que abandonadas e sendo invadidas, destruídas, mas alguma coisa precisa ser feita de forma sustentável e inteligente com estes povos nativos do Brasil": é o comentário do nosso editor Padinha. Envie vc tb a sua opinião pro e-mail do blog: navepad@netsite.com.br
ResponderExcluir"Tudo o que for feito para estimular uma nova realidade para os índios e também para melhorar a relação da população com eles, é válido, vai acabar ajudando a própria natureza": é a visão de Elenice Porto, que faz História na Unesp e pretende se especializar em Antropologia.
ResponderExcluir