segunda-feira, 3 de setembro de 2018

ENQUANTO CAI MUITO A TEMPERATURA NO CENTRO OESTE POR AQUI NO SUDESTE PODE CHOVER E ESFRIAR ENTRE HOJE E QUARTA

Frente fria provoca chuva e queda da temperatura por aqui em macrorregião do interior paulista e mineiro: muita gente comemora trégua na seca mas cafeicultores temem prejuízos na colheita acontecendo agora



Colheita de café não dá certo com chuva...



...mas a chance de chover é uma bênção para a maioria da população




Josélia Pegorim, do instituto e site Climatempo, confirmou as alterações no clima destes dias, depois dos dias mais quentes do inverno 2018 poderão ocorrer nas próximas horas as noites e madrugadas mais frias, em especial, em São Paulo e nas regiões entre Campinas, Jundiaí e Sorocaba, sendo que por aqui na zona cafeeira entre o norte e o nordeste paulista ou no sudoeste mineiro há possibilidade de alguma chuva, segundo os meteorologistas: "Isso é bom por um lado, porém pros que produzem café por aqui, pode ser um problema, nesses dias, estamos colhendo e as máquinas não conseguem funcionar com a vegetação molhada e muita umidade", comentou para nossa equipe do blog da ecologia e da cidadania Folha Verde News, Sérgio Ribeiro Passos, que mantém cafezal na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, a meio caminho entre Claraval, Franca e Ibiraci. O que é certeza pelos dados de satélites é que no CO o frio será recorde, depois do inverno mais quente dos últimos tempos, sendo que por aqui no Sudeste a passagem duma frente fria deverá provocar alguma chuva e uma relativa queda da temperatura   Depois de um fim de semana muito quente e seco, a segunda-feira amanheceu diferente, com muitas nuvens e até já houve ocorrência de chuva fraca em alguns locais do estado: por volta das 8 horas desta 2ª feira, radares meteorológicos detectavam pequenas áreas de chuva fraca entre Bauru, Presidente Prudente e Ourinhos, próximas de Laranjal Paulista.



Entre hoje e amanhã chuva e depois frio


Enquanto há este choque de interesse entre os cafeicultores e o geral da população urbana e rural, o que parece vai se confirmando nas próximas horas, poderá chover fraco ainda pela manhã de hoje também na Grande São Paulo, pelo litoral e em outras áreas do leste do estado, como na região de Campinas, que também produz café, como porque entre Franca ou Ribeirão Preto e Uberaba, Cássia, Passos, Serra da Canastra. "Há condições para a chuva já à tarde e à noite, mas sempre com fraca a no máximo com moderada intensidade", confirma a meteorologista Josélia Pegorim. 

Seja na colheita mecanizada ou com catadores...

..chuva de agora não é comemorada nos cafezais


Recorde de calor no inverno e agora de frio O calor superou a marca dos 30°C em São Paulo no primeiro dia de setembro de 2018, batendo recorde de calor do inverno. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 31,8°C de temperatura máxima na estação meteorológica localizada no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. A tarde de 1 de setembro foi a mais quente na cidade desde 19 de março. Porém, por estas previsões do Climatempo, na próximas horas o índice de frio será o maior dos últimos meses.


Tivemos o maior calor dos invernos...


(Confira na seção de comentários outros detalhes, informações, mensagens sobre este tema do momento)



. ...mas o frio também bateu recordes



Fontes: climatempo.com.br
              folhaverdenews.blogspot.com



9 comentários:

  1. O tempo anda mesmo complicado, tivemos alguns dias que foram os mais quentes dos últimos inverno, como também, as mais baixas temperaturas dos últimos tempos, conforme dados Climatempo.

    ResponderExcluir
  2. Outra contradição destes tempos agora, enquanto há a previsão de um ou dois dias de chuva (excelente para atenuar a seca, a poeira, as doenças respiratórias, os plantios), por outro lado, os cafeicultores reclamam que chova em plea colheita...

    ResponderExcluir
  3. Logo mais, outras informações, venha conferir, você pode também colocar aqui a sua opinião ou se preferir, mande a sua mensagem pro e-mail da redação deste blog navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vídeos, fotos, material de informação, pautas, você pode também mandar o seu conteúdo diretamente pro e-mail do nosso editor do blog da ecologia: padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "Caramba, nem Deus nem a natureza contentam a todo mundo, está seco e quando chove, tem os que reclamam": comentário de Valdir Pereira Simões, de São Paulo (SP): "Os que estão colhendo café agora, basta pararem a colheita por um ou dois dias".

    ResponderExcluir
  6. A equipe aqui do blog da gente agradece as informações do Climatempo, em matéria de Juliana Pegorim, bem como as fotos de Climatempo e Inmet bem como, as fotos de Santos Abulquerque e Marcelo Pinheiro.

    ResponderExcluir
  7. "O aumento da nebulosidade, do vento e a entrada de ar frio de origem polar sobre o estado de São Paulo fazem a temperatura cair no decorrer do dia. A segunda-feira amanheceu com um ar um pouco abafado, inclusive na Grande São Paulo, mas a previsão é de que o fim da tarde e principalmente a noite já sejam com sensação de frio. Na zona sul da cidade de São Paulo, a região do aeroporto de Congonhas estava com 19°C, às 8 horas, e o Campo de Marte, na zona norte, com 20°C. O ar frio de origem polar será sentido com mais força sobre o estado de São Paulo na terça-feira e a temperatura cai mais em todas as áreas. A sensação de frio será maior no leste do estado, onde estão a Grande São Paulo, o litoral, os Vales do Paraíba e do Ribeira, regiões vai predominar sobre o céu nublado e tem previsão de chuva no decorrer do dia": comentário de Josélia Pedorim, do Climatempo.

    ResponderExcluir
  8. A passagem desta frente fria é rápida e a partir da quarta-feira não tem mais previsão de chuva no estado e então não tem porque esse pessoal do Café ficar reclamando, devemos todos é agradecer a Deus e a natureza por uma chuva a esta altura da seca, ainda mais porque não existe um programa ou uma gestão ambiental nos governantes": comentário de Lúcia Maria Amêndola Santos, de São Paulo, TI.

    ResponderExcluir
  9. Já quase no final do inverno só agora faz frio por aqui, espero que com esse tempo maluco chova antes da primavera porque a seca anda brava": comentário de Paulo Perez, técnico agrícola em Sacramento (MG).

    ResponderExcluir

Translation

translation