sexta-feira, 26 de outubro de 2018

O BRASIL NA MIRA DE MOVIMENTO PARA PROTEGER A BIODIVERSIDADE E GARANTIR UMA ECOLOGIA MÍNIMA E O FUTURO DA VIDA NO PAÍS E NO PLANETA


Cúpula das Florestas tentará retomar um movimento para proteger a biodiversidade e aqui no Brasil se trata de defender ou recuperar a nossa última ecologia sem o quê não haverá também uma recuperação da economia
 

Primeiro ponto é brecar o desmatamento...
...já há áreas suficientes para toda a agricultura e pecuária sem derrubar mais nenhuma floresta



Cerca de 70% da biodiversidade mundial está localizada em países do chamado terceiro mundo, esta informação coloca novamente a biodiversidade no centro do debates entre muitos cientistas e ambientalistas sobre a busca da ecologia perdida na Terra ou sobre a proteção das três principais florestas tropicais (Amazônia, Congo e Borneo-Mekong), que juntas representam 80% das últimas reservas florestais do mundo e quase dois terços da biodiversidade do planeta. Foi citado um encontro, realizado na República Democrática do Congo, que reuniu representantes de 32 países, entre eles o Brasil, para discutir como novas políticas ambientais poderiam ser implantadas para a proteção da última ecologia ou biodiversidade e em termos mais amplos, defesa da própria vida. Além deste material que nos foi enviado da França, com matérias de Victória Álvares, feitas para a RFI, a gente também constata no noticiário internacional dúvidas sobre o que acontecerá com o meio ambiente como um todo no Brasil a partir de 2019, há até ameaça de extinção de órgãos fundamentais no setor (como o ICMBio, o Instituto Chico Mendes, que estará no vídeo em nossa edição de hoje, também alertando sobre o valor da biodiversidade). Entre dúvidas, limites, erros, impasses governamentais e políticos, tudo isso e mais a falta já crônica duma gestão ambiental no país nosso blog Folha Verde News divulga aqui 10 objetivos que foram levantados pela Revista Galileu na luta para impedir que todas as florestas continuem a ser destruídas até 2030. O site desta revista do sistema Globo ainda ressalta que os impactos do desmatamento sobre o clima são maiores do que até os técnicos suspeitavam e também que o agronegócio brasileiro é responsável por poluir mais do que todo um país como o Japão.  

 
A restauração das florestas e também da...

...ecologia perdida impulsionarão também a economia



Aqui estão as urgências sob o ponto de vista de defender as biodiversidade e a últia ecologia brasileira - 1. Acabar com as perdas florestais (reduzir pela metade a taxa desta perda de florestais naturais no país e no planeta, no máximo até 2030). 2.Eliminar desde já o desmatamento de commodities agrícolas (exigir e apoiar o cumprimento desta meta pelo setor privado, eliminando o desmatamento da produção de commodities como soja, óleo de palma, papel, carne já até 2020). 3. Reduzir o desmatamento não agrícola (diminuir de forma sugnificativa o desmatamento derivado de outros setores econômicos, também até 2020, o mais rapidamente, setores como mineração, petróleo, gás, infraestrutura). 4. Apoio a iniciativas que atendem necessidades básicas (por exemplo, os pequenos agricultores de alimentos orgânicos, a agricultura familiar ou de subsistência, para evitar o aumento da pobreza e promover o desenvolvimento sustentável, equitativo, humanitário). 5. Restaurar florestas (já há 150 milhões de hectares de áreas florestais degradadas, ampliar ao máximo a taxa de restauração no Brasil e em todo o planeta, isso poderá significar pelo menos 200 milhões de hectares adicionais até 2030). 6. Ancorar as florestas nos ODS da ONU (linkar a recuperação florestal às metas globais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o que pode trazer apoios internacionais a esta luta ambiental). 7. Reduzir as emissões dentro do exigido pelo Acordo do Clima, assinado por 195 países (o prazo internacional para a redução das emissões de CO2 pelo desmatamento florestal já conta a partir de 2020 e tem o objetivo fundamental de brecar o aumento da temeratura, evitando que o aquecimento global passe dos 2º centígrados, gerando um caos do clima, do ambiente e da própria vida na Terra). 8. Conseguir financiamento para a ação florestal (isso em resumo tem o sentido de fornecer apoio pro desenvolvimento e implantação de estratégias para reduzir emissões e reequilibrar a ecologia terrestre). 9. Recompensar resultados positivos no conjunto de todas estas ações de recuperação da ecologia que ajudam também o avanço da economia. 10. Fortalecer a gestão ambiental e capacitar as comunidades para este avanço (esta meta implica em fortalecer a governança florestal, a transparência e o estado de direito, além de empoderar as comunidades, reconhecendo os direitos dos povos indígenas.o acesso dos índios e nativos a suas terras e aos recursos da natureza que ajudam a proteger). 

A busca da biodiversidade e da última ecologia...


(Confira depois na seção de comentários deste blog da gente mais detalhes sobre estes 10 objetivos e da luta pela biodiversidade, pela última ecologia e pela própria vida de cada país e de todo o planeta, confira e participe deste debate, mesmo porque estamos no caso do Brasil às vésperas duma eleição que define o Presidente a partir de 2019)

...antes que as florestas sejam destruídas...


...e se faça o deserto, fim da natureza e da vida


Fontes: RFI - Revista Galileu - ODS da ONU
              folhaverdenews.blogspot.com


5 comentários:

  1. Aguarde que logo mais estaremos postando aqui nesta seção do blog mais informações e opiniões sobre esta luta e esta necessidade urgente no país e no planeta, venha depois conferir aqui a nossa edição de comentários.

    ResponderExcluir
  2. Você pode enviar vídeos, fotos, material de informação, críticas ou sugestão de matérias diretamente para o nosso editor de conteúdo através do seguinte e-mail padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. A sua mensagem ou opinião pode ser colocada direto aqui ou se você preferir ou precisar envie um e-mail para nossa equipe que postamos seu conteúdo para você aqui, mande para navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  4. "Nesta véspera de eleição, vejo esta postagem como muito importante, já que realmente no casoi do Brasil só se for recuperada a ecologia, poderemos ter no país uma melhor economia, dentro do desenvolvimento sustentável que é o que todos os países buscam hoje": comentário de Irineu Morais Sousa, de São Paulo, economista pela UFMG, que atua em empresas de exportação.

    ResponderExcluir
  5. "Estas 10 metas são um programa para uma gestão ambiental do país, duvido porém que o novo Presidente (seja quem for o eleito) fará isso, o Brasil é dominado demais pelos interesses do agronegócio, das multis do agrotóxico, do petróleo e por aí vai, será que algum político conseguirá romper com esta submissão?": comentário de Marlene Prado, advogada, de Belo Horizonte (MG).

    ResponderExcluir

Translation

translation