domingo, 3 de fevereiro de 2019

JORNAL E SITE DENUNCIAM A BANCADA DA LAMA COMO TAMBÉM OUTRAS AUTORIDADES RESPONSÁVEIS PELOS CRIMES AMBIENTAIS DE BRUMADINHO E DE MARIANA: MINISTÉRIO PÚBLICO E GOVERNO TOMARÃO MEDIDAS SOBRE ESTA QUESTÃO?

Folha de São Paulo e Uol estão divulgando uma lista de alguns parlamentares que receberam nestes anos doações das mineradoras e votaram inclusive contra o que seria uma Medida Provisória para aumentar rigor da lei ou a fiscalização e a segurança ambiental nas barragens: deu no que deu duas das maiores tragédias do mundo em Minas Gerais (confira nestas fontes a listagem da lama)





A chamada Bancada da Lama são parlamentares que desde 2014 têm recebido doações de mineradoras que atuam no Brasil e em Brasília, em Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina e Pará: nem se sabe quantas empresas estão atuando hoje no Brasil, devido a dificuldades deste tipo em 2017, quando então se criava a Agência Nacional de Mineração. Os jornalistas Reynaldo Turollo Júnior e Marina Estarque chegaram agora a detalhar nomes e até volumes das doações a deputados por este setor. Citam que por ação deste lobby foram barradas medidas para melhorar tanto a segurança ambiental nas mineradoras como também para se buscar estruturas mais seguras de mineração (tema que está bem explicado na matéria de ontem aqui no blog da ecologia e da cidadania Folha Verde News, através de texto de engenheiro civil, mais informações da Agência Nacional da Água e da Federação dos Engenheiros. O jornal e o site que hoje nos servem de fonte de informação chegam a citar ações em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e agora ainda em 2019 do lobby das mineradoras e da bancada da lama. São citados nome por nome vários parlamentares e assessores governamentais como Leonardo Quintão, importante você acessar o site ou no jornal se informar sobre os integrantes desta tropa de desastres. 

Parlamentares comprovadamente apoiados pelo setor da mineração segundo a Folha e Uol que fizeram esta lista: Cléber Verde, PRB, MA, Domingos Sávio, MDB, MG, Evair Vieira Melo, PP, ES, Gabriel Guimarães, PT, MG, João Carlos Bacelar Filho, PP, BA, Joaquim Passarinho, PSD, BA, José Prionte, MDB, Pará, Leonardo Quintão, MDB, MG, Luís Fernando Faria, PP, MG, Márcio Montes, PSDB, MG, Sergio Vidigal, PDT, ES, Wellington Roberto, PR, PB.


Lama da tragédia contamina águas e arrebenta com a vida de milhares de pessoas




 Em Brumadinho e em várias cidades a batalha de cidadania
Atletas de Cristo de Franca liderados por Alexandre Borges na batalha pela água neste SOS Brumadinho
Carreta de doações dos Adventistas a Brumadinho: cidadania e solidariedade humanitária


Batalha da Água - Na direção completamente inversa à esta bancada da lama, estão em ação de cidadania nestes dias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, entre outras regiões, para doações e socorro à vítimas da tragédia de Brumadinho que já resultou em 121 mortos e 226 desaparecidos em torno da trágica mineradora da Vale na região metropolitana de Belo Horizonte. Para exemplificar este movimento que é de solidariedade humana, em Franca (SP) os Atletas de Cristo promoveram um jogo de futebol no Estádio Municipal (Lanchão) com os professores de Educação Física da rede pública local e a arrecadação de fardos de água mineral a serem encaminhados para Brumadinho e outras cidades que dependem para o abastecimento de água da população do Rio Paraopebas, contaminado pela lama da barragem que estourou, também por conta deste problemas que cientistas e ecologistas já vinham alertando há tempos. Ainda agora no telejornal da Band News a informação de que a barragem de Itabira (MG) está no momento em alto risco de novo rombo na velha estrutura do setor que precisa urgentemente mudar e avançar para uma situação se segurança socioambiental e de desenvolvimento sustentável, uma gestão pública  junto com as empresas para equilibrar os interesses econômicos com os ecológicos. 



Toda sociedade civil ativa nas redes

Engenheiros e técnicos buscam nova realidade no setor 


(Nada Vale mais que a vida, dinheiro nenhum substitui as perdas humanas e da natureza nas regiões afetadas pelos crimes ambientais, no caso das mineradoras: confira na seção de comentários logo mais neste blog do movimento ecológico, científico e de cidadania mais dados e detalhes, atualização das informações, mensagens e opiniões, você também pode participar da luta pela ecologia e pela vida, OK? Vamos juntos à luta com paz).  




 É possível outra realidade na mineração






Fontes: Folha de São Paulo - UOL - ANA 
               folhaverdenews.com.br


9 comentários:

  1. Mais tarde aqui nesta seção uma edição de comentários, mensagens, opiniões e atualização das informações e dados, OK? Venha consultar esta seção do blog, participe você também com a sua informação, opinião ou mensagem.

    ResponderExcluir
  2. Você pode postar direto aqui a sua mensagem ou se preferir ou precisar envie o conteúdo pro e-mail da redação deste nosso blog que postamos p/vc: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vídeos, fotos, material de informação, sugestões ou críticas você pode também enviar pro e-mail do nosso editor deste blog padinhafranca603@gmail.com e/ou acessar no Facebook a time line de antonio de pádua silva padinha.

    ResponderExcluir
  4. "A gente faz o máximo que conseguimos para apoiar as vítimas de Brumadinho agora, mobilizamos atletas e comunidade evangélica, estamos fazendo este jogo como parte da luta e recebendo fardos de água para enviar para lá": comentário de Alexandre Borges, líder do movimento Atletas de Cristo e professor de Educação Física em Franca (SP).

    ResponderExcluir
  5. "Importante esta denúncia de repórteres da Folha e do site UOL porque mostra a intimidade negativa entre parlamentares, que deveriam defender os interesses da população e até do meio ambiente, com o lobby das mineradoras, isso está na origem dos problemas": Rita de Cássia, redatora de agência de publicidade em São Paulo, que nos enviou um vídeo do Youtube sobre este tema. A gente agradece e vamos postar na página.

    ResponderExcluir
  6. "Políticos que receberam doações comprovadas do setor agora podem ser vistos como cúmplices ou defesa do lobby das mineradoras, eles com certeza devem ter barrado ações que poderiam ter melhorado as condições de segurança ambiental nas barragens": comentário ainda da publicitária Rita de Cássia, se referindo a matéria investigativa dos jornalistas Reynaldo Turollo Júnior e Marina Estarque.

    ResponderExcluir
  7. A matéria investigativa dos jornalistas Reynaldo Turollo Júnior e Marina Estarque (Folha de SP e Uol) cita nominalmente alguns parlamentares (confira a seguir os nomes e partidos deles), como o do deputado federal pelo MDB de Minas Gerais Leonardo Quintão, que além do mais assessora o novo Governo Federal neste setor. Confir a a seguir a lista.

    ResponderExcluir
  8. Parlamentares comprovadamente apoiados pelo setor da mineração que estão nesta lista: Cléber Verde, PRB, MA, Domingos Sávio, MDB, MG, Evair Vieira Melo, PP, ES, Gabriel Guimarães, PT, MG, João Carlos Bacelar Filho, PP, BA, Joaquim Passarinho, PSD, BA, José Prionte, MDB, Pará, Leonardo Quintão, MDB, MG, Luís Fernando Faria, PP, MG, Márcio Montes, PSDB, MG, Sergio Vidigal, PDT, ES, Wellington Roberto, PR, PB.

    ResponderExcluir
  9. "Estes parlamentares da lista, da chamada Bancada da Lama, têm que ser ao menos investigados e processados pelos crimes das mineradoras que não melhoraram a segurança ambiental para ter maior lucro e não desenvolveram a Agência Nacional da Mineração como é do interesse do país": comentário de Júlio Santos Abreu, advogado de São Paulo, que diz ainda "vou procurar a OAB pra ter mais detalhes".

    ResponderExcluir

Translation

translation