sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

UM OUTRO BRASIL DENTRO DO BRASIL DE BRUMADINHO E DOS POLÍTICOS QUE NÃO RESOLVEM OS PROBLEMAS BRASILEIROS: LOVE TOGETHER É UM DOS EXEMPLOS DA AÇÃO DE CIDADANIA E DE SOLIDARIEDADE

Cidadania e amor: a missão liderada por Cíntia Dicker no sertão da Paraíba e aqui no Folha Verde News também uma outra iniciativa de valor (a criação de um dessalinizador caseiro que usa a energia do sol do Nordeste) são iniciativas que mostram o próprio povo lutando pelo povo no país de agora onde muitos por aí só pensam em dinheiro e em si mesmos


Aqui parte da equipe básica de ação da Love Together ...

...indo à luta por água, educação e ecologia em Piancó na Paraíba


A atriz, modelo e empresária de moda praia, gaúcha de Campo Bom e hoje moradora do Rio de Janeiro, Cíntia Dicker é uma das principais  lideranças da sociedade civil para levar adiante o projeto social Love Together: Ela usa a força que tem na mídia, por participações em novelas e em desfiles de grandes marcas no circuito de Nova York para motivar outros profissionais de TV, design e moda a encarem o que ela vê como uma missão: melhorar a condição de vida de crianças e de adolescentes na comunidade de Piancó no agreste da Paraíba. É um outro Brasil dentro deste Brasil de Brumadinho e da corrupção ou dos políticos que não resolvem os problemas brasileiros. Com a busca de exercer a cidadania e o amor, a Love Together Brasil foi criada em maio de 2014 e agora já está avançando na realidade, com o objetivo de ajudar crianças e adolescentes na educação e na arte, de lutar contra a desnutrição infantil e de apoiar a comunidade nordestina nesta região com o drama da seca. Por enquanto, as ações se concentram onde se iniciaram, em Piancó, Paraíba, podendo depois se estender para outros lugares do semiárido brasileiro. "Por enquanto é apenas uma amostra do desejo que temos em fazer o bem ao nosso próximo", explica Cíntia Dicker, contando que dezenas de pessoas já participam das campanhas, que são um movimento de voluntários. Este pessoal já conseguiu algumas conquistas de valor por lá no sertão. 

Movimento ecológico e de cidadania através desta moçada de valor...

...levando adiante a missão de Cintia Dicker...

...no semiárido da Paraíba em busca dum outro Brasil


3.500 crianças e adolescentes já se beneficiam com o apoio solidário deste movimento ds cidadania Love Together Brasil em Piancó (PB), onde a campanha em mutirão também já conseguiu construir naquela região com muita escassez de água e de chuvas 6 poços artesianos. Um poço artesiano é um investimento caro para a comunidade local, mas essencial para a vida e a saúde da população. Em outras regiões nordestinas, há notícia de que pelo menos 152 poços artesianos já foram instalados por iniciativas deste tipo da sociedade civil ou de prefeituras do semiárido, cansados de esperar por grandes programas e metas governamentais. Assim é o projeto Água A Quem Tem Sede da galera do Love Together, com a consciência de que  a falta de água é o principal obstáculo para quem vive no sertão nordestino. "A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas quem habitam a região. A seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob sol e calor forte, para pegar água e muitas vezes uma água suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, estes nordestinos acabam vítimas de muitas doenças", descreve  um texto da campanha de solidariedade. 



A campanha cresce na mídia e...

...para uma vida menos seca da garotada de Piancó


 A galera na festa do 1º poço artesiano em Piancó Paraíba


A educação das crianças e adolescentes também acaba sendo muito prejudicada com o problema que a falta água nas casas e nas escolas, algo que leva ao abandono escolar, condições de higiene precárias, até à infecções adquiridas pela água salobra, baixa estima da população, além de total falta de perspectiva na vida. Foi isso que motivou amigos e amigas de Cíntia Diker irem à ação na Escola Normal Estadual Santo Antônio em Piancó, sendo que a perfuração feita com qualidade técnica já contribui ali para a educação e a vida de 323 estudantes, uma água cristalina, ainda mais com este conteúdo de amor. A madrinha deste projeto foi a criadora e empresária internacional de moda Constanza Pascolato, padrinho, seu colega de sucesso no mundo fashion, Almir Slama. Tem participado e apoiado as ações do movimento Love Together Patricia Beck, Mayrla Vasconcelos, Edvaldo Junior , Symony Miguel, Maysa Sancleia , Mirela Soiane, José Marcos Avilino, Rivaele Castro, Pâmella Keylla Inês Remigio, Edilene Badú, Daguia Santos, Marne Targino , Regina Vasconcelos , Mario Bernardes, Luciano Gobbo, Rodrigo Robson, Ana Dalva Ribeiro, Fernanda Calfat, Rose Modugno, Denise Fasano, Deds Sotero, Luciana Vieira, Lucas Oliveira, Valéria Matias, Joedilma Medeiros, Tatá Timóteo, Jennifer Vitoria Lopes, Rosy Marry Pereira, Oscar Jorge Fariñon, Ayalla Justino. Cíntia Diker trabalhou por um tempo até da construção do poço, pondo a mão (com luvas) na massa e se sentindo útil e feliz nesta ação de solidariedade, destacada também pela Revista Veja na sua última edição. 



Energia Solar no sertão é outra iniciativa, esta de estudantes de Agroecologia...



Uma outra iniciativa também exemplar e de alcance fora do comum foi na virada de 2018 para 2019 premiada pela Fundação Banco do Brasil, se trata dum projeto da UEPE (Universidade Estadual da Paraíba), um dessalinizador que usa Energia Solar e torna 16 litros de água salobra em potável por dia e que ganhou além do prêmio espaço no movimento de cidadania do Nordeste. O projeto piloto já beneficia 37 família do Seridó, por lá também na Paraíba, onde não chove desde setembro. 


...na mesma macrorregião do semiárido paraibano...
...dessanilizador solar ou poço artesiano criam  outra realidade



É um dessalinizador de baixo custo, desenvolvido a partir da captação de Energia Solar abundante no sertão, premiado nacionalmente pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social há alguns meses atrás. O projeto inicial já ajuda de imediato a comunidade por ali onde ainda não choveu na região, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba. O custo é de um mil reais para a construção de cada unidade de dessalinizador que transforma água salobra em potável, agora já há 28 unidades em operação em toda uma macrorregião em Pedra Lavada, Cubati e São Vicente do Seridó. O criativo equipamento que transforma água salobra em potável foi criado e produzido a partir de uma experiência envolvendo estudantes da faculdade de Agroecologia e membros da Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (COONAP), no campus II da UEPB, situado na cidade de Lagoa Seca, na região do Agreste da Paraíba. O dessalinizador foi projetado a partir de um trabalho de construção participativa, envolvendo os jovens e agricultores da região. A ideia surgiu diante da necessidade de facilitar o acesso à água potável para as famílias que vivem em regiões com grande escassez de água. Vidas agora menos secas graças à cultura da vida e a inteligência destes jovens. 


O movimento ecológico e de cidadania avança assim na Paraíba e no coração do Nordeste...



(Confira na seção de comentários deste blog de cidadania e de ecologia mais informações, também mensagens e opiniões sobre as duas iniciativas da sociedade civil e movimento da cidadania na Paraíba, algo exemplar demais, um outro Brasil no Brasil do momento)


...criando uma esperança de futuro no semiárido do Brasil



Fontes: Band - G1 - Veja - VF2 
               folhaverdenews.com.br


5 comentários:

  1. Aguarde, logo mais a edição de comentários, já temos mais informações sobre estas duas iniciativas de produtores culturais e de estudantes de Agroecologia na Paraíba, as duas exemplares e que mostram um outro Brasil dentro do que é a realidade do Brasil no momento.

    ResponderExcluir
  2. Você pode por aqui a sua opinião, se precisar mande a mensagem pro e-mail do blog navepad@netsite.com.br e/ou para a time line de antonio de padua siiva padinha no Facebook.

    ResponderExcluir
  3. Vídeos ou fotos ou material de informação ou de bate, críticas ou sugestões, você pode enviar também diretamente pro e-mail do editor de conteúdo deste blog padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Aguarde, venha conferir e participe desta pauta bem como do movimento da ecologia e da cidadania para mudar o país e a nossa realidade.

    ResponderExcluir
  5. Aqui, a primeira mensagem que já recebemos, mande ver a sua também, OK? "Procurei dar um apoio ao Love Tgether aqui no Rio e fico feliz que esta campanha de solidariedade de cidadania não está sendo omitida, a grande mídia precisa destacar exemplos como estes": comentário de Júlia Braga, educadora ambiental, Rio de Janeiro (RJ).

    ResponderExcluir

Translation

translation